Atividade reforçou a que a higienização é fundamental no controle de infecção hospitalar

Com a missão oferecer um atendimento de excelência, focado na segurança do paciente, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizou nos dias 23 e 24 de fevereiro um treinamento sobre o processo de higienização e limpeza do serviço de saúde. A atividade foi direcionada para os colaboradores terceirizados dos Serviços de Higiene e Limpeza (SHL), com a participação da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e outros profissionais da unidade de saúde.

Ministrado pela coordenadora operacional da empresa SS Serviço de Manutenção e Limpeza, Adenizia de Castro, o treinamento abordou que a higienização é de fundamental importância no processo de desenvolvimento de controle de infecção hospitalar ao suprimir ao máximo os microrganismos, garantido um ambiente mais seguro e, portanto, menos propício ao aparecimento de doenças que podem prolongar o período de recuperação do paciente com possíveis complicações.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Heja, Marillya Nicolau, a palestrante apresentou temas como biossegurança; classificação de áreas hospitalares; tipos e técnicas de limpeza; uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs).

Marillya destaca que também foi abordado sobre a Norma Regulamentadora n° 32 (NR 32), que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde; o plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), seguindo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de n° 222, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. “Além disso, os aspectos comportamentais e ética profissional também foram assuntos levantados pela profissional”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã