Atividade humaniza o atendimento, auxilia na recuperação e aumenta o vínculo com a equipe
Para proporcionar bem-estar físico e emocional para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) passou a realizar banho de sol com usuários que têm condições clínicas para sair do leito. O objetivo da atividade é oferecer um momento de alegria, por meio do contato com a natureza, humanizando o atendimento e auxiliando no processo de recuperação.
O coordenador multiprofissional do Heja, Eduardo Maia, explica que o banho de sol reduz os efeitos negativos provocados pela hospitalização.“Diariamente, a equipe de fisioterapia da unidade de saúde avalia quais os pacientes têm perfil e estão aptos a deixar a UTI, e os acompanha na parte externa do hospital”, disse.
(Foto: Divulgação)
Eduardo destaca que ficar hospitalizado gera um quadro de ansiedade no paciente. “Eles ficam ansiosos para sentir a luz do sol e sair um pouco do ambiente hospitalar. O banho de sol revigora o paciente e dá forças para enfrentar o tratamento. Esse ato simples para equipe é algo incrível para o paciente e familiares” afirmou.
De acordo com a psicóloga Lorena Cunha, a internação promove um rebaixamento de humor no paciente, o que é natural desse processo. “Quando ele sai do leito, tem contato com o ambiente externo, melhora o processo de aceitação, adesão do tratamento. Além disso fortalece o vínculo com a equipe”, frisou.
Fonte: Diário da Manhã