Sistema é alimentado pela notificação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), Jordana Lopes, participou de uma capacitação sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
O treinamento foi conduzido pelo coordenador do SINAN, Daniel Batista. Jordana explica que o SINAN é alimentado pela notificação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. “É o sistema onde são inseridas as notificações compulsórias”, disse.
De acordo com a gestora, as fichas de notificação compulsória são recolhidas nos setores da unidade e inseridas diariamente no SINAN pela equipe do NVHE. “Ela é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal”, afirmou.
Jordana destaca que a capacitação teve o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos quanto às doenças e agravos de notificação compulsória bem como a alimentação do sistema.
Fonte: Diário da Manhã