Capacitação abordou as ferramentas da qualidade
A equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) participou de um treinamento sobre ferramentas da qualidade, ministrado pelo IBGC, Organização Social (OS) que faz a gestão da unidade de saúde.
De acordo com a enfermeira Núcleo de Segurança do Paciente do HEJA, Luiza De Carvalho, a capacitação abordou três ferramentas da qualidade: diagrama de ishikawa, cinco porquês e 5W2H. Ela explica que diagrama de ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.
“O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um ‘efeito’ e suas possíveis ‘causas’. Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito”, afirmou. Sobre os cinco porquês, o treinamento abordou que o método consiste em, após definido exatamente o problema, questionar o porquê por cinco vezes, até que se encontre sua verdadeira causa.
A enfermeira destaca que a ferramenta 5W2H é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente. “Seu principal propósito é a definição de tarefas eficazes e seu acompanhamento, de maneira visual, ágil e simples. Formada por uma combinação entre letras e números, essa sigla pode gerar confusão, mas se refere às iniciais das perguntas que ajudam a solucionar demandas”, finalizou.
Fonte: Diário da Manhã