Capacitação treinou enfermeiros e fisioterapeutas para a prática de uma assistência rápida e segura, focada nos cuidados cardiorespiratórios com o neonatal
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizou um treinamento sobre parada cardiorrespiratória e ventilação mecânica no recém-nascido para as equipes de enfermagem e fisioterapia. A capacitação foi conduzida pelo coordenador do setor de fisioterapia da unidade, Eduardo Henrique Maia.
O intuito da capacitação foi treinar os profissionais para a prática de uma assistência rápida e segura, focada nos cuidados com o recém-nascido. O palestrante ressalta que logo após o nascimento, o organismo do bebê está bastante sensível. Por isso, é muito importante saber como atender um recém-nascido em situação de emergência, a fim de evitar consequências graves.
Com uma linguagem clara e objetiva, o tema foi abordado de forma dinâmica e com simulação realística, demonstrando no equipamento do ventilador mecânico os parâmetros iniciais. As orientações e ensinamentos foram desde a capacitação para o uso mais eficiente de equipamentos da rotina hospitalar de urgência e emergência na hora de reanimar o recém-nascido, como detalhes de aprimoramento das manobras de compressão do tórax no neonatal, os ritmos, manuseio do reanimador manual e oferta adequada de oxigenioterapia, quando indicado.
Durante a atividade, o fisioterapeuta explicou o passo a passo da parada cardiorrespiratória em um neonatal, os ajustes no ventilador mecânico, a escolha e fixação da cânula orotraqueal e atuação no centro cirúrgico na chegada do recém-nascido. Eduardo destaca que o paciente neonatal não é considerado um mini adulto, pois possui várias peculiaridades e padrões específicos e por causa disso, todos os equipamentos e procedimentos são específicos para essa faixa etária.
Hélmiton Prateado (texto) / Fotos: Divulgação
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde