Momento lúdico torna a hospitalização mais leve
A equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), em parceria com o setor de nutrição, realizou um piquenique para os pacientes internados na enfermaria, no jardim da unidade de saúde.
A iniciativa visa proporcionar distração e recreação aos pacientes. “O piquenique contribui para a restauração do equilíbrio emocional do paciente, o que facilita o processo de adaptação da internação”, explicou o coordenador multiprofissional do Heja, Eduardo Maia.
De acordo com o gestor, o piquenique acontece sempre que a unidade tem pacientes com perfil para a saída do quarto. “A triagem é realizada pelo serviço de psicologia e é repassado ao serviço de nutrição, que é responsável pelo lanche”, disse.
A nutricionista Maysa Castro explica que geralmente é servido bolo, café, frutas, salada de frutas e no período junino, canjica. “A atividade também sensibiliza os pacientes em relação à ingestão diária de nutrientes primordiais, de acordo com a dieta prescrita. Além disso, foge um pouco da alimentação rotineira do hospital, proporcionando ao usuário um acolhimento diferente”, afirmou.
Segundo Eduardo, o piquenique é um momento lúdico, que torna a internação mais leve. “Todas essas ações de atenção humanizada têm o poder de distrair os pacientes em relação ao ambiente hospitalar e criar um ambiente amplamente favorável a uma recuperação mais potencializada. Realizamos isso sempre que é possível como meta de humanizar a atenção à saúde”, concluiu o coordenador multiprofissional.
Fonte: Diário da Manhã