Médico otorrino atende Leandra de Oliveira, moradora de Rianápolis, a 42 quilômetros de Jaraguá

Unidade do Governo de Goiás passa a prestar atendimento em áreas como cardiologia e otorrinolaringologia, beneficiando com consultas e cirurgias pacientes de cidades distantes

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) implantou novas especialidades no ambulatório para atender pacientes do município e região. Segundo Adriana Santos, diretora-geral da unidade do Governo de Goiás, a medida faz parte da estratégia de prestar assistência com a excelência determinada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

“Passamos a contar com atendimento de especialistas em áreas diversas, como otorrinolaringologia e urologia, e outras especialidades que já estavam em pleno funcionamento, como ginecologia e obstetrícia, além de neurologia e infectologia”, explica.

As consultas são agendadas pela Central de Regulação do Estado para dias específicos, e os médicos especialistas dão plantão no ambulatório. Além das consultas, há casos direcionados para a unidade que podem ser cirúrgicos no próprio hospital, reduzindo a demanda da região Vale do São Patrício.

A gestora pública Karine de Oliveira conseguiu agendar uma consulta com o otorrinolaringologista para a manhã desta quinta-feira (7/4), para a filha Leandra de Oliveira, que sofre com sucessivos problemas de amigdalite. Elas são moradoras de Rianápolis, cidade distante 42 quilômetros de Jaraguá.

Segundo Karine, foi rápido agendar a consulta e ter a filha examinada pelo especialista. “A médica sempre passava antibióticos para tratar, mas quase todo mês ela estava com a garganta inflamada, até que essa doutora disse que ia encaminhar para um especialista e ter uma solução definitiva”, comentou. Para casos específicos como esse, será possível realizar a cirurgia no próprio Heja, dependendo da agenda para marcar a intervenção.

A diretora-geral Adriana Santos ressalta que, após a transição, está sendo cumprido com sucesso o cronograma de implantações de novos serviços. “Felizmente, com o recuo da pandemia da Covid-19, as coisas vão se normalizando e conseguimos entregar um serviço de saúde com nossos propósitos, com toda eficiência e máxima humanização”, finaliza.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC