Capacitação abordou a metodologia ‘Relógio de Lowthian’, estratégia para realizar as mudanças de decúbito adequadamente a cada duas horas
A coordenação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), e os Responsáveis Técnicos (RT) das equipes de fisioterapia e nutrição promoveram uma capacitação para os profissionais da assistência sobre a mudança de decúbito para internações de longo prazo.
O treinamento abordou a metodologia ‘Relógio de Lowthian’, que é uma estratégia de lembrar o profissional de enfermagem a realizar as mudanças de decúbito adequadamente a cada duas horas, conforme os protocolos institucionais.
De acordo com o coordenador da UTI do HEJA, Igor Leandro, as estratégias de prevenção vão desde a avaliação nutricional para identificar possíveis deficiências nutricionais, treinamento da equipe para utilização de técnicas e elaboração de protocolos, utilização de equipamentos especiais, placa de hidrocolóide, curativo placa border e óleos de proteção para pele.
“Pacientes hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva – UTI apresentam maior predisposição a complicações como o surgimento de lesão por pressão e essas lesões podem desencadear consequências sérias. É um problema tanto para o paciente, quanto para a instituição”, explicou.
O gestor ressalta que a prevenção da lesão por pressão deve envolver não só a equipe de enfermagem, mas todos os profissionais que atuam direto ou indiretamente com o cuidado ao paciente, independente da unidade de internação.