Capacitação é importante para ajudar os profissionais em situações de riscos e intercorrências na unidade de saúde
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA) realizou nos dias 18 e 19 de abril um treinamento sobre primeiros socorros para as equipes da recepção e de frotas. A atividade foi idealizada pela supervisão operacional, Silmara Queiroz, e conduzida pela coordenadora do pronto socorro do HEJA, Gabriela Monteiro.
A palestrante detalhou situações de riscos que são vivenciadas na abordagem cotidiana dos pacientes que adentram na unidade. Além disso, Gabriela demonstrou sobre as primeiras atitudes que recepcionistas e motoristas devem ter até que seja acionada a equipe assistencial, assim como, prevenção em situações de riscos em via pública.
A coordenadora explicou para os participantes sobre crise convulsiva, engasgo, parada cardiorrespiratória, queimaduras, desmaios e como agir diante desses cenários. “Primeiros socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. Garantir o treinamento sobre o assunto assegura uma melhor assistência em situações de emergência” afirmou Gabriela.
Para a supervisora operacional do HEJA, Silmara Queiroz, o treinamento é importante para ajudar os profissionais em situações de risco e intercorrências dentro da unidade, até a chegada da equipe médica e de enfermagem.
Fonte: Diário da Manhã